Especial Dia dos Pais - Emerson, pai em todas as horas
Conheço essa família há muito tempo. Não convivo com eles, mas acompanhei parte da história em razão de amigos em comum. Fotografei os 3 anos da Alice e depois perdemos um pouco o contato. Há alguns meses vi a Diva em um grupo do Facebook, acho que foi hehehe, e adicionei ela! Não só por ser uma cliente (quem foi uma vez, sempre será considerado como tal), mas porque ela trabalha com confecção de fantasias infantis. Nunca se sabe quando vão me pedir indicação disso ou quando vou precisar para algum projeto, né. Confere a página da Imaginar e Brincar Fantasias e Acessórios Infantis.
Dito isso, ao acompanhar suas histórias pela rede social, notei que o Joaquim, que tinha meses de vida na época do aniver de 3 anos da Alice, é autista. A família compartilha isso sem problemas e tenho certeza que isso deve ajudar outros pais. Rotina dos tratamentos, a evolução e também as dificuldades. Junto às pérolas ditas pela Alice durante as conversas com os pais. Adoro esses pais que dão a real. Porque nem sempre a vida é bonitinha e posada como a maioria dos perfis de rede social mostra, né. E tudo bem! :-)

Essa foto tem tudo a ver com eles!! Diva, Alice, Emerson e Joaquim
"Eu passo a maior quantidade de tempo possível com eles. Às vezes eles pedem para a Diva sair, pra ficarem só com o papai", me conta o Emerson, todo orgulhoso! A Diva disse que de vez em quando eles ficam brincando e esquecem do tema da escola, mas ok! De vez em quando não tem problema né?


A noite é dele com as crianças! E o Emerson geralmente ainda faz o jantar, lava a louça, providencia o banho dos pequenos e coloca para dormir. E a Diva fica com eles pela manhã. É muito legal perceber como eles se esforçam para dividir as responsabilidades que duas crianças demandam, considerando que ainda tem as terapias que o Joaquim frequenta em razão da síndrome...
"É uma jornada diferente, com caminhos diferentes, expectativas diferentes, mas temos os mesmos sonhos, esperanças e principalmente o mesmo amor de uma maternidade/paternidade neurotípica. Só esperamos um pouco mais de compreensão e inclusão por parte da sociedade." Diva de Morais.


Essa parceria entre pais não somente é justíssima, como contribui para que as crianças estabeleçam laços fortes com ambos. Infelizmente, essa ainda não é a realidade da maioria das famílias, embora estejamos avançando. Maaaaas, bora mudar esse quadro né pais e mães? :-)
Emerson e Diva, vocês são inspiradores e a Alice e o Joaquim têm muita sorte pelos pais que têm. Pra mim foi muito enriquecedor sentir a vibração da sintonia e do amor entre vocês. Obrigada e obrigada!
***************************
Quer saber mais sobre o autismo? Confere as dicas da Diva para buscar mais informações:
Site: Lagarta vira Pupa
Livro: Meu Amigo faz iiiii, de Andréa Werner
Instagram: @maternidade.atipica