Por que comprar um álbum fotográfico junto com a cobertura ou ensaio?
É comum eu receber pedidos de orçamento com a seguinte frase: "quero orçamento para fotografia e não precisa álbum, somente DVD". Isso porque os álbuns e fotos impressas perderam um pouco o espaço quando o digital surgiu. Ficou mais "barato" ter muitas imagens digitais. É o que a maioria das pessoas pensa, não é?
Pois, de um tempo para cá, voltou ao mercado da fotografia a procura e oferta de álbuns e ampliações (que antes chamávamos de revelações). Embora o digital tenha facilitado nossa vida e tornado a fotografia acessível a mais pessoas, não tem comparação com a foto que a gente pega, com o álbum que você pode sentir a textura de uma capa feita com material diferenciado, por exemplo. E às vezes o cliente não consegue perceber isso até que tenha um álbum em mãos.
Mas, não é só pela sensação que o álbum ou até mesmo as fotos avulsas provocam que você deve adquirir fotografias impressas. É também por alguns motivos práticos que vou listar abaixo:
1) Segurança
Como assim, Jac? Quando você recebe um link para fazer download das imagens que você pagou alguém para captar ou de qualquer imagem que seja importante para você, quantas cópias você faz para backup? Você faz backup? Quando você recebe essas fotos em DVD, você copia para mais de um local? Pois é. Acredito que a maioria vai responder que não. E é por isso que se você tem as fotos - ou parte delas - impressas ou reunidas em um lindo álbum, a chance de você ficar sem elas é um pouco menor. A menos que você seja muito distraído e perca ou esqueça o álbum em algum lugar ou ainda deixe-o cair na água ou no fogo hehe... Mas, em condições normais, e com um pouco de cuidado, teu álbum vai durar muitos anos. E os arquivos digitais pode se extraviar ou corromper com facilidade.
2) Ninguém olha foto digital. Nem você!
Pois é. Logo que você recebe as fotos, fica empolgado, posta algumas nas suas redes sociais, manda para a família e amigos. E depois de um tempo nem você olha as fotos. Ou vai me dizer que, cada vez que chega um parente ou amigo na sua casa você pega o DVD do casamento ou do aniversário do filho e abre para passar as centenas de imagens pra eles? :-) Mentir é feio hein. Se for um álbum, ele está ali na estante, no criado mudo, na mesa de centro! É só pegar e tchan, relembrar todos aqueles momentos lindos :-) É só pegar e colocar na bolsa pra levar à praia ou a sua viagem de final de semana.
3) Qualidade da imagem
Talvez você não saiba ou não se importe com isso, mas é diferente ver a foto na tela e no papel fotográfico. Dependendo da qualidade do teu monitor - seja do computador ou do celular - muda também a percepção de qualidade da imagem. E aí às vezes a pessoa pode achar que "nossa, que foto escura a desse fotógrafo!" ou "que pele esquisita", quando na verdade o problema está na tela em que ela está olhando a foto. Definição, nível de contraste e brilho, saturação, tudo isso pode influenciar. A foto impressa vai ter exatamente os mesmos tons que o fotógrafo buscou, via de regra. Isso porque nós sempre buscamos ajustar isso junto ao laboratório que imprime nossas imagens.
Portanto, é legal também ver fotos impressas antes de contratar um fotógrafo. Sei que nem sempre há tempo para isso antes de um evento, mas se houver, se organize para tal.
4) Obsolescência
Me puxei hein! O que eu quis dizer com essa palavra é que a tecnologia, ahhhh a tecnologia, ela é marota e pode mudar muito em pouco tempo. Vamos supor que daqui a 40 anos, quando seu filho hoje pequetito tiver 45, os sistemas operacionais não mais reconheçam imagens em JPG. Esse é o formato em que nós, fotógrafos, entregamos as fotos. E é o mais utilizado mundialmente. E aí você não tem nenhuma foto da infância dele impressa. Como ele vai fazer para ter acesso a essas memórias? Os notebooks mais novos já não tem entrada para DVD, por exemplo. Principalmente os mais leves. Aí se faz mais necessário ainda o backup que mencionei no item 1. Mas, mesmo que você tenha diversas cópias dos arquivos, pode acontecer de eles não abrirem mais. A gente nunca sabe, né?
5) O valor
Valor não é o preço. Há álbuns fotográficos de diferentes preços por aí. Desde o mais simples até o mais personalizado e exclusivo (e mais caro). Valor é aquilo que você dá a algo que você sabe que traz um benefício efetivo e inestimável para você. Que valor tem as lembranças dos primeiros anos de vida dos seus filhos ou dos últimos momentos com seus pais? Preço é o que você paga pelo álbum, valor é o quanto ele significa para você.
Eu amo álbuns. Toda vez que chega um álbum de cliente, tenho vontade de ficar com ele pra mim! E porque eu valorizo tanto os álbuns? Porque eles valorizam a minha fotografia :-) O arquivo digital sempre pode ser modificado, por mais que isso seja até ilegal. Mas, pode. As pessoas podem mudar a cor, cortar, manipular... o álbum que eu fiz vai levar a fotografia como eu pensei e senti, para sempre.
Espero ter contribuído para que você imprima mais suas fotos. O tempo não volta!! Guarde ele de um jeito especial, sempre que puder ;-)