Como contrato um fotógrafo para aniversário infantil?
As mamães de primeira viagem talvez se façam essa pergunta algumas vezes mesmo antes de começar a organizar a festinha de 1 ano do filhote. Né? Ou, as de primeira viagem em festas infantis. Porque nem todo mundo faz festa todo ano para os filhos né? Como hoje em dia é mais acessível contratar um bom profissional - desde que você se planeje - há famílias que se veem nessa tarefa de encontrar o fotógrafo ideal pela primeira vez. Então, afinal, como contrato um fotógrafo para aniversário infantil?
Veja 6 dicas para contratar o melhor profissional de fotografia para sua festa!
1) Identifique o seu estilo.
A primeira coisa é pensar no tipo de fotografia que faz teu coração bater mais forte. Você gosta de fotos posadas, perfeitas, sempre sorrindo? Você gosta de fotos mais claras ou mais escuras? Tons frios ou quentes? Fotos espontâneas? Pense um pouco a respeito. Isso vai te ajudar a filtrar os resultados de suas pesquisas e as indicações que receber.
2) Pesquise, olhe portfólio, peça referências!
Parece óbvio pesquisar antes de contratar, mas o que vejo no meu dia a dia me prova que não é. E depois, tem aquela frase que diz que o óbvio precisa ser dito. Ela se aplica aqui. Mamães e papais, pesquisem sobre a fotógrafa (o) que você quer para registrar esse momento super importante e que não volta. Eu entendo que você talvez esteja gastando muito, fazendo sacrifícios para organizar a festa, etc. Mas, inicialmente, não busque só o preço. Busque o que o profissional pode te oferecer de valor. Pesquisar não é só digitar no Google e mandar mensagem no whatsapp para os primeiros que aparecerem, ok? É entrar no site, ver o portfólio, ver se tem depoimentos de clientes, se o trabalho da pessoa é consistente, se é atual... leia a apresentação da pessoa, saiba de onde ela vem, etc. Pergunte-se se você se identifica com o trabalho.
Olhe o portfólio! Já me aconteceu algumas várias vezes de pessoas me chamarem no whatsapp ou me enviarem e-mail querendo saber sobre meu trabalho sem conhecer minhas fotos. Não faça isso. A primeira coisa que você deve fazer é sempre olhar as fotos. OK? :-)
3) Forneça muitas informações sobre o evento.
Quando fizer contato com as fotógrafas (os) que você selecionou, forneça o maior número possível de informações sobre o aniversário infantil. Data, hora, local, idade da criança são as informações básicas e que, muitas vezes, os pais não enviam. Informando isso, você estará agilizando o atendimento e garantindo que o profissional te envie um orçamento correto. Pelo menos comigo é assim! Às vezes sinto que as pessoas acham que as perguntas que faço são para avaliar se vou cobrar menos ou mais, mas não é nada disso! Quanto mais eu souber sobre o evento, melhor posso atender meu cliente. Acredite!
4) Tire todas as dúvidas. Diversas vezes, se preciso for.
Ao receber a proposta de orçamento, tire todas as suas dúvidas. Não tenha vergonha de perguntar o que for. Você não é fotógrafo, correto? Portanto, não tem obrigação alguma de entender tudo. Um bom profissional não vai ter preguiça ou má vontade em responder. E se tiver, já sabe que precisa procurar outro né hehehe. Uma das coisas pelas quais mais sou elogiada é pelo atendimento, pois sempre tiro todas as dúvidas e sou muito disponível para meus clientes. Sinceramente, acho que é o mínimo. Mas, acaba sendo um diferencial.
E depois de tirar suas dúvidas, acredite no profissional. Se é sua primeira festa, acredite, é provável que ele tenha mais experiência do que você nisso hehehe!
5) Dê retorno sobre sua decisão!
Aqui é um ponto em que peço atenção :-) Você pediu orçamento, a pessoa te respondeu com prontidão, te atendeu bem, foi rápida, educada e clara? Então dê retorno. Se você optar por outro profissional, tudo bem! É um direito seu. Mas, diga isso aos outros que te atenderam. Principalmente se eles fizerem contato perguntando. Eu costumo fazer um contato depois de alguns dias para saber se a pessoa recebeu meu orçamento, se conseguiu analisar, se ficou com alguma dúvida. Fico muito triste quando as pessoas vêem minha mensagem ou ligação e não respondem. Não faça isso, ok? Não faça com os outros aquilo que você não quer que seja feito com você.
6) Leia o contrato.
Por fim, se você se decidiu, leia o contrato. Mas, leia mes-mo. É para sua segurança! Esclareça qualquer ponto e combine tudo com a fotógrafa (o) antes do evento. Essa é uma garantia de que todos sairão felizes no final :-)
DICA BÔNUS: ao buscar fotógrafas (os), selecione no máximo 4 para enviar pedido de orçamento. Não adianta você pedir orçamento para 10 empresas/pessoas e depois ficar todo atrapalhado para se decidir e conseguir ver tudo. De nada :-)
Quer saber mais sobre o meu trabalho em fotografia de aniversário infantil? Veja meu portfólio e me escreve!